Com primeiro turno apertado, São Paulo e outras 16 capitais vão definir novo prefeito apenas no dia 28

07/10/2012

Rio de Janeiro e mais oito capitais, porém, já sabem quem vai governar até 2016

Do R7

Em São Paulo e em outras 16 capitais do Brasil, o eleitorado se dividiu e não houve um candidato às prefeituras que conseguiu mais da metade dos votos válidos para se eleger no primeiro turno. Por isso, a decisão vai para o 2º turno, que será disputado no próximo dia 28.

Na capital paulista, José Serra (PSDB) teve 30,75% dos votos válidos e ficou em primeiro lugar na disputa. Seu concorrente no segundo turno será Fernando Haddad (PT), que conquistou quase 28,98% dos votos válidos.

A disputa também ficou para o segundo turno nas cidades de Rio Branco (AC), Macapá (AP), Manaus (AM), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Vitória (ES), São Luiz (MA), Cuiabá (MT), Campo Grande (MS), Belém (PA), João Pessoa (PB), Curitiba (PR), Teresina (PI), Porto Velho (RO), Natal (RN) e Florianópolis (SC).

Veja como vai ficar no mapa das prefeituras, clique aqui.

Na capital paranaense, Ratinho Junior (PSC) conseguiu 34,09% dos votos e ficou na primeira colocação. Ele vai disputar a Prefeitura de Curitiba com Gustavo Fruet (PDT), que conquistou 27,22% do total válido.

Em Salvador (BA), o segundo turno terá ACM Neto (DEM) e Pelegrino (PT). Em Fortaleza (CE), Elmano (PT) enfrenta Roberto Cláudio (PSB) na corrida pela Prefeitura no próximo dia 28.

Eleição definida

Por outro lado, nove capitais brasileiras já têm prefeitos eleitos no primeiro turno. Os moradores do Rio de Janeiro já sabem quem vai governar a cidade entre 2013 e 2016: Eduardo Paes (PMDB) conquistou 64,6% dos votos válidos e foi reeleito.

As outras capitais com prefeitos escolhidos são Maceió (AL), Goiânia (GO), Belo Horizonte (MG), Recife (PE), Boa Vista (RR), Porto Alegre (RS), Aracaju (SE) e Palmas (TO).

Na capital do Rio Grande do Sul, José Fortunati (PDT) se reelegeu com 65,22% dos votos válidos. Manuela D'Ávila (PC do B) ficou na segunda posição, com 17,76% dos votos válidos.

Em Recife (PE), a disputa foi apertada, mas Geraldo Julio (PSB) teve 51,15% dos votos válidos e foi eleito. Na capital mineira, Marcio Lacerda (PSB) desbancou o petista Patrus Ananias e levou a eleição no primeiro turno, com 52,69% dos votos válidos.

Fonte: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos pelos comentários e sejam bem vindos.