OAB Nacional e Seccionais juntas na Semana de Combate à Corrupção

18/03/2015

O presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, reafirmou o engajamento dos presidentes de Seccionais e dos conselheiros federais da Ordem na Semana de Mobilização pelo Combate à Corrupção. A iniciativa, que ocorre entre os dias 23 e 29 de março, tem como objetivo a implementação em todo o país do plano de combate à corrupção aprovado pelo plenário em 2014.

“Tal qual a bem-sucedida Semana de Valorização do Jovem Advogado, as Seccionais da OAB se envolverão nesta importante campanha da nossa instituição”, afirmou Marcus Vinicius. “O papel da OAB é dar vazão institucional às reclamações da sociedade. Neste momento, temos como dever de ofício, dada nossa missão como advogados, canalizar esse anseio pelo fim da chaga que é a corrupção, por meio de mudanças estruturais que combatam as suas causas.”

Cada uma das 27 Seccionais da OAB terá independência para elaborar a programação da Semana de Mobilização pelo Combate à Corrupção. Na pauta das demandas da OAB está a implementação de medidas discutidas e aprovadas pelo Conselho Pleno da entidade, entre elas a criminalização do caixa 2 de campanha, o fim do investimento empresarial privado em partidos e candidatos, o fortalecimento de mecanismos de auditoria e controle e a valorização da advocacia pública, entre outros. Leia o Plano de Combate à Corrupção aqui.

Nesta semana, a diretoria da OAB Nacional, juntamente com os presidentes das Seccionais, participará de uma série de audiências públicas em Brasília para difundir o plano de combate à corrupção da entidade. “A OAB tem força para mudar nosso país para melhor. Em 2013, fomos ao Congresso e conseguimos a aprovação da Lei Anticorrupção e o fim do voto secreto para cassação de mandatos. Não somos ‘longa manus’ de governo nem linha auxiliar de oposição: nosso único compromisso é com a defesa de causas que venham a melhorar o Brasil”, disse Marcus Vinicius.

Fonte: OAB


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos pelos comentários e sejam bem vindos.